Aberto prazo para adesão ao Exame Nacional de Residência

A partir desta segunda-feira (20) até o próximo dia 24, instituições de saúde de todo país poderão aderir à edição de 2021 do Enare, exame realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, vinculada ao Ministério da Educação.

audio/mpeg 20-09-21 - É NOTÍCIA - ENARE - EXAME NACIONAL DE RESIDÊNCIA - 1M29S - FINALIZADO.mp3 — 2110 KB

Duração: 1m29s




Transcrição

 

A partir desta segunda-feira (20) até o próximo dia 24, instituições de saúde de todo país poderão aderir à edição de 2021 do Enare, Exame Nacional de Residência.

O exame é realizado pela Ebserh, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, vinculada ao Ministério da Educação.

O Enare é o processo seletivo de seleção de residentes em saúde e na edição deste ano terá mais vagas nas áreas médica, multi e uniprofissional.

Neste ano, o Ministério da Saúde se pronunciou favorável à adesão de mais de 150 instituições vinculadas à pasta.

As provas serão aplicadas nas capitais e em mais 20 municípios a serem definidos. Outra etapa é a análise curricular, que representa 10% do total da nota do candidato.

No Enare, o candidato utiliza a nota alcançada para concorrer à modalidade em que deseja atuar. O sistema fica aberto por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência.

Um dos objetivos do exame é diminuir a ociosidade de vagas, principalmente nas regiões mais vulneráveis, e contribuir para a ampliação da formação de especialistas.

A primeira edição do Enare em 2020 teve mais de 4 mil inscritos disputando 304 vagas. Os profissionais foram selecionados para oito hospitais universitários federais e um hospital militar.

 

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Dilson Santa Fé