Melhora da economia e do mercado de trabalho faz confiança do consumidor alcançar maior nível

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), um indicador que mede esse otimismo em pontos subiu 13,73% na comparação entre dezembro de 2018 e igual mês do ano passado.

audio/mpeg 20-12-18 - SUZETTE CALDERON - CNI CONSUMIDOR.mp3 — 965 KB

Duração: 1:01s




Transcrição

A confiança do consumidor alcançou o maior nível em mais de seis anos, diante da melhora da economia e do mercado de trabalho.

 

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), um indicador que mede esse otimismo em pontos subiu 13,73% na comparação entre dezembro de 2018 e igual mês do ano passado. Com esse desempenho, o índice chegou a 114,3 pontos.

 

Semelhante a um termômetro, quanto maior a pontuação desse indicador, mais otimista está o consumidor. Para chegar ao número final, a CNI faz duas mil entrevistas em 127 municípios. Com esses dados, a confederação cria uma pontuação para a confiança do consumidor em relação a inflação, desemprego, renda pessoal, situação financeira, endividamento e compras de bens de maior valor. Com base em todos esses dados, a pesquisa chega a um número final.

 

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Suzette Calderon