Anvisa garante liberação mais rápida do Kit Intubação

Agência prorrogou o prazo das medidas que permitem, em caráter excepcional e emergencial, a liberação para distribuição de medicamentos do chamado kit intubação antes da conclusão dos testes de controle de qualidade e da liberação dos lotes para uso, após os resultados de sete dias do teste de esterilidade.

audio/mpeg 21-05-2021_BOLETIM_ KIT INTUBAÇÃO 1.mp3 — 1515 KB

Duração: 1m03s




Transcrição

A Anvisa prorrogou o prazo das medidas que permitem, em caráter excepcional e emergencial, a liberação para distribuição de medicamentos do chamado kit intubação antes da conclusão dos testes de controle de qualidade e da liberação dos lotes para uso, após os resultados de sete dias do teste de esterilidade.

No entanto, o medicamento só pode ser usado se o fabricante comunicar sobre a aprovação dos testes, no prazo de sete dias de incubação.  

A agência ressalta que o encurtamento de tempo do teste de esterilidade não representa risco aos pacientes. O procedimento é feito no produto acabado e é uma das últimas medidas de controle.

Desde a concessão, 23 medicamentos e aproximadamente 40 milhões de unidades farmacotécnicas foram liberados para distribuição antes da conclusão dos testes de controle de qualidade, totalizando 597 lotes de 29 empresas.

Da Rede Nacional de Rádio em Brasília