Sistema Único de Saúde completa 30 anos atendendo a população brasileira

SUS garante acesso integral, universal e gratuito para toda a população do Brasil, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, até o transplante de órgãos

audio/mpeg 21-09-2020_BOLETIM_SUS 30 ANOS.mp3 — 1941 KB

Duração: 1m23s




Transcrição

O Sistema público brasileiro de saúde completa 30 anos e demonstra sua força no enfrentamento da pandemia da Covid-19

 

 

No último sábado , o Sistema Único de Saúde, um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo , completou 30 anos de criação .

 

O SUS garante acesso integral, universal e gratuito para toda a população do Brasil, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, até o transplante de órgãos. 

 

Hoje, com a pandemia, é possível constatar a força e a importância desse sistema de saúde, que atende cerca de 70% da população. 

 

Sob a gestão e união do governo federal, estados e municípios – foi possível garantir assistência aos pacientes infectados pela Covid-19 e o atendimento daqueles que necessitam de tratamentos especializados.

 

Segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, Não existe outra saída para o Brasil com relação a saúde, que não seja o Sistema Único de Saúde forte e eficiente.

 

 

O ministro informa ainda que os próximos 20 anos já estão sendo elaborados pela atual equipe do Ministério da Saúde com  ações estruturantes e  com projetos estratégicos em todas as áreas, como Saúde Digital, Projeto Genoma entre outras.