Atendimento presencial nas agências do INSS será retomado a partir de 13 de julho

Em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das agências será parcial, com seis horas contínuas, e o atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos

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Transcrição

O retorno gradativo do atendimento presencial nas Agências da Previdência Social será a partir do dia 13 de julho. 

 

O atendimento por meio de canais remotos vai continuar sendo realizado mesmo após a reabertura das agências.

 

Em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das agências será parcial, com seis horas contínuas, e o atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos  “Meu INSS” e Central de atendimento pelo telefone 135.

 

 

Também serão retomados os serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos como, por exemplo, realização de perícias médicas, avaliação social e reabilitação profissional.

 

 

O atendimento gradual e seguro irá considerar as especificidades de cada uma das 1.525 agências da Previdência Social em todo o Brasil. 

 

 

Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.

 

 

De acordo com estudos feitos pelo INSS, atualmente, 753 agências estão aptas a voltar a funcionar, o que representa 70% da capacidade de atendimento do instituto. 

 

As unidades que não reunirem as condições necessárias para atender o cidadão de forma segura, vão continuar em regime de plantão reduzido.