Aneel e CCEE negociam energia de reserva nesta segunda-feira (25)

Processo competitivo simplificado envolve empreendimentos eólicos, solares e usinas movidas à biomassa, além de usinas térmicas a gás natural, óleo combustível e óleo diesel.

audio/mpeg 22-10-21 - E NOTICIA - MARCIA DIAS.mp3 — 2681 KB

Duração: 1m25s




Transcrição

A Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, promovem na próxima segunda-feira (25), a partir das 10h da manhã, o 1º Procedimento Competitivo Simplificado para contratação de energia de reserva de capacidade.
Esse modelo de contratação de energia foi determinado pela Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética, para otimizar recursos no enfrentamento da escassez hídrica, a pior em 91 anos.
Será negociada eletricidade com conexão nos submercados Sudeste/Centro-Oeste e Sul, gerada por empreendimentos eólicos, solares e usinas movidas à biomassa, com preço máximo de R$ 347 por megawatt-hora. E também a energia oriunda de usinas térmicas a gás natural, óleo combustível e óleo diesel, com preço máximo de R$ 1.619 por megawatt-hora. Os contratos garantem o suprimento de maio de 2022 até dezembro de 2025.
O Procedimento Competitivo Simplificado para contratação de energia será virtual e o público pode acompanhar a situação dos lotes pelo site da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, em ccee.org.br.

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Márcia Dias