Prova de vida para segurados do INSS passará a ser por biometria facial

Será realizada hoje (23) a partir das 10h30 uma live no canal do youtube da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho sobre o assunto.

audio/mpeg 23-02-2021_BOLETIM_BIOMETRIA FACIAL PROVA DE VIDA.mp3 — 2025 KB

Duração: 1m26s




Transcrição

A secretaria Especial de Previdência e Trabalho anuncia nesta terça-feira a expansão do projeto piloto da prova de vida para aposentados e pensionistas do INSS por biometria facial.

O INSS, Instituto Nacional do Seguro Social, em parceria com a Secretaria de Governo Digital  do Ministério da Economia e a Dataprev, iniciou em agosto de 2020 o projeto-piloto da prova de vida por biometria facial.

Nesta primeira etapa, participaram cerca de 500 mil beneficiários de todo o país.

A prova de vida digital será feita por reconhecimento facial, com o uso da câmera do celular do cidadão, por meio do aplicativo do Meu INSS e do aplicativo do Governo Digital gov.br que vai indicar se, de fato, trata-se da pessoa cujo CPF foi informado no cadastramento do INSS.

Para anunciar a expansão do projeto piloto da prova de vida haverá a partir das dez e meia da manhã uma live com o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade e o presidente do INSS, Leonardo Rolim.

A transmissão será no canal de YouTube da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.