Vitória conta agora com central de coleta de lixo eletrônico

A medida faz parte do programa Lixão Zero, lançado pelo governo federal em 2019 para melhorar a gestão dos resíduos em todo o Brasil, valorizando o material reciclável e desativando lixões a céu aberto.

audio/mpeg 23-08-21 - DILSON - LIXO ELETRONICO - LS.mp3 — 1199 KB

Duração: 1m17s




Transcrição

O Ministério do Meio Ambiente inaugurou em Vitória, no Espírito Santo, uma central de coleta de lixo eletrônico. A entrega faz parte do programa Lixão Zero, lançado pelo governo federal em 2019 para melhorar a gestão dos resíduos em todo o Brasil, valorizando o material reciclável e desativando lixões a céu aberto.

 

 

Localizado na Unidade de Transbordo de Vitória, esse é o primeiro ponto de entrega voluntária especialmente dedicado a lixo eletrônico implantado no Espírito Santo, potencializando o sistema de logística reversa de resíduos eletroeletrônicos no estado. 

 

Ao todo, são mais de 370 mil pessoas beneficiadas em Vitória. O ecoponto recebe desde fones de ouvido até produtos como geladeira, máquinas de lavar, fogões e outros, seja por meio da entrega no local como pelo serviço de coleta agendada, pela Prefeitura.

 

Em 2020, o Governo Federal publicou o decreto de logística reversa de eletroeletrônicos, potencializando a valorização e reintrodução desse tipo de resíduo em todo o Brasil. 

 

Além desse, o Ministério do Meio Ambiente avançou com a logística reversa nos setores de medicamentosbaterias de carro,latas de alumínio óleo lubrificante. 

 

 

Da Rede Nacional de Rádio em Brasília