Termina na sexta-feira prazo para enviar informações sobre o Saeb

As secretarias estaduais ou municipais de Educação precisam informar as escolas indígenas que não participarão da aplicação do Saeb 2021, Sistema de Avaliação da Educação Básica , em virtude das particularidades dos projetos político-pedagógicos dos estabelecimentos.

audio/mpeg 23-08-21 - DILSON - SAEB - LS.mp3 — 1790 KB

Duração: 1m55s




Transcrição

As secretarias estaduais ou municipais de Educação têm até sexta-feira, 20 de agosto, para informar as escolas indígenas que não participarão da aplicação do Saeb 2021, Sistema de Avaliação da Educação Básica , em virtude das particularidades dos projetos político-pedagógicos dos estabelecimentos. O formulário eletrônico está disponível para preenchimento.

 

A funcionalidade é uma novidade do Sistema Saeb. Nas últimas edições, a indicação dessas escolas ocorreu por meio de envio do formulário via e-mail ao Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira .

A nova forma de realizar esse procedimento, por meio do sistema, está prevista na portaria que estabelece as diretrizes para a realização do Saeb 2021.

 

O Inep elaborou um guia de acesso ao formulário, com orientações sobre o preenchimento. O documento está disponível no portal do Instituto no endereço gov.br/inep. O Saeb 2021 será aplicado de 8 de novembro a 10 de dezembro, em todos os estados e no Distrito Federal.


Realizado desde 1990 pelo Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica  oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. 

 

O Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no País, a partir de evidências.

 

Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes. 

 

Esses níveis são descritos em escalas de proficiência para cada uma das áreas e etapas avaliadas. Os resultados de aprendizagem apurados no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, aferidas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica .

 

Da Rede Nacional de Rádio em Brasília