Embrapa e a Agência Espacial Brasileira assinam acordo de cooperação que vai beneficiar a agricultura digital

Expectativa é que a união entre os setores agrícola e aeroespacial fortaleça ainda mais o agro brasileiro, conjugando tecnologia e sustentabilidade

audio/mpeg 23-09-2020_BOLETIM_AGRICULTURA 4.0.mp3 — 1053 KB

Duração: 1m07s




Transcrição

A Embrapa e a Agência Espacial Brasileira assinaram acordo de confidencialidade que assegura a troca de informações e conhecimentos entre as duas instituições na área espacial. 

 

A cooperação vai beneficiar diretamente a agricultura digital no Brasil, também chamada de agricultura 4.0, a partir do uso de satélites, sensores e outras ferramentas de inteligência artificial que permitem mapear e monitorar áreas de produção agropecuária, com alta precisão em tempo real. 

 

A expectativa é que a união entre os setores agrícola e aeroespacial fortaleça ainda mais o agro brasileiro, conjugando tecnologia e sustentabilidade.

 

 

Um dos interesses da Agência Espacial Brasileira é no acesso às informações geradas pelo Agropensa, o Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa, que desde 2012, produz e difunde conhecimentos e informações em apoio à formulação de estratégias de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para a própria Empresa e instituições parceiras.