MS lança novo guia para gestores e profissionais de saúde

A nova publicação traz diretrizes para a atenção integral à saúde das populações do campo, floresta e águas, além de povos e comunidades tradicionais.

audio/mpeg 24-01-22 - E NOTÍCIA - GUIA ATENCAO A SAÚDE.mp3 — 1771 KB

Duração: 1m40s




Transcrição

O Ministério da Saúde lançou o Guia de diretrizes para a atenção integral à saúde das populações do campo, floresta e águas, além de povos e comunidades tradicionais.

 

 

O objetivo é sensibilizar e orientar gestores e profissionais de saúde sobre as especificidades e a oferta de cuidado para as pessoas que fazem parte desses grupos.

 

O Guia contém 20 páginas e o conteúdo é acessível a todos os trabalhadores da rede de saúde.

 

 

O material ajuda a promover princípios importantes do Sistema Único de Saúde  e da Atenção Primária à Saúde respeitando a diversidade cultural, social e religiosa dessas populações, que são diferentes entre si e, portanto, têm particularidades que devem ser consideradas no acesso e no atendimento de saúde.

 

O documento aborda também os agravos à saúde que merecem atenção dos gestores e profissionais de saúde, como depressão, alcoolismo, hipertensão e diabetes, intoxicação por agrotóxicos e acidentes de trabalho. 

 

 

São apresentados ainda pontos importantes da legislação, como a Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas e as ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador; oito diretrizes para a atenção integral à saúde dessas populações.

 

 

Da Rede Nacional de Rádio em Brasília