Curso de preparação para alfabetizadores terá manuais lançados esta semana

O material, que reúne todo o conteúdo da capacitação oferecida em ambiental virtual pelo Ministério da Educação, será lançado em transmissão ao vivo pelo canal do MEC no YouTube, na próxima quarta, dia 28.

audio/mpeg 24-04-21 - É NOTÍCIA - CURSO ABC DE ALFABETIZAÇÃO.mp3 — 1340 KB

Duração: 1m25s




Transcrição

 

O mais novo conteúdo do curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência, o ABC, será oficialmente lançado na próxima quarta-feira, dia 28, em evento que será transmitido ao vivo pela página do Ministério da Educação no YouTube, a partir das 15h30.

Composto por dois manuais que ficarão disponíveis no site do MEC, o material é destinado aos professores-alfabetizadores da pré-escola e do ensino fundamental para que se preparem melhor para o ensino dos alunos que estão em fase de alfabetização, reforçando a aprendizagem da leitura e da escrita.

Desde 2019, o Curso ABC já teve mais de 170 mil participantes. Ele é fruto de uma parceria, em cooperação internacional, da Secretaria de Alfabetização do MEC e a Capes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, com a Universidade do Porto e o Instituto Politécnico do Porto, ambos de Portugal.

Entre os participantes estão alfabetizadores e estudantes de licenciatura, que fizeram o curso por meio do ambiente virtual do ministério, o Avamec. Na plataforma, ficam disponíveis vídeos, materiais de leitura e tarefas que ajudam na qualificação dos professores. A formação faz parte do Programa Tempo de Aprender e possui carga de 180 horas.

 

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Lana Cristina