Anvisa intensifica ações nos portos e aeroportos do país

Objetivo é evitar a entrada de variantes do coronavírus no Brasil

audio/mpeg 24-05-2021_BOLETIM_ANVISA VIGILÂNCIA EM PORTOS E AEROPORTOS .mp3 — 2010 KB

Duração: 1m26s




Transcrição

Desde o início da pandemia da Covid-19, a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, vem adotando diversas ações para evitar a entrada de novas variantes do coronavírus no Brasil.

Com a identificação da variante registrada inicialmente na Índia, vêm sendo intensificadas as ações nos portos e aeroportos de todo o país.

As medidas sanitárias adotadas no caso da embarcação MV Shandong Da Zhi, que permanece em quarentena no Porto do Itaqui, em São Luís, no Maranhão, visam diminuir os riscos de exposição da população ao contato com a nova variante.


Atualmente, já está proibida a entrada no Brasil de voos procedentes da Índia, a partir da recomendação técnica da Anvisa. Também estão suspensas viagens que partem do Reino Unido e da África do Sul.

Nos principais pontos de entrada do país, como os aeroportos de Guarulhos, Galeão, Vitória, Salvador e Campinas, estão sendo adotadas ações específicas de abordagem de passageiros de todo o mundo para monitorar casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.  

De acordo com planos de contingência, que definem os fluxos de comunicação, as unidades da Anvisa nos estados, ao detectarem um caso suspeito ou confirmado da doença compartilham as
informações com as unidades de vigilância locais para que se faça o monitormento.

Da Rede Nacional de Rádio em Brasília