Comemorado hoje o Dia Nacional do Café

Data que marca o início da colheita nas principais regiões cafeeiras.

audio/mpeg 24-05-2021_BOLETIM_DIA NACIONAL DO CAFÉ .mp3 — 2352 KB

Duração: 1m40s




Transcrição

O Dia Nacional do Café é comemorado nesta segunda-feira, 24 de maio, data que marca o início da colheita nas principais regiões cafeeiras.

O Brasil é o maior produtor, exportador e segundo maior consumidor de café do mundo. De cada três xícaras de café consumidas no mundo, uma é do produto brasileiro.

O país tem cerca de 300 mil estabelecimentos produtores de café, dos quais 78% são considerados da cafeicultura familiar.

As lavouras cafeeiras atendem a mercados cada vez mais exigentes internos e externos, e  contribuem para fortalecer aspectos econômicos, sociais e ambientais.

O café está presente nas cinco regiões geográficas, em 16 estados da Federação, nos quais 1.448 municípios produzem a cultura, o que corresponde a aproximadamente 26% dos municípios brasileiros, com a geração direta e indireta de mais de 8 milhões de empregos.

As informações são da Embrapa Café, como coordenadora do Consórcio Pesquisa Café, rede acadêmica que congrega 46 instituições de pesquisa, ensino e extensão rural.

A data comemorativa foi instituída pela Abic, Associação Brasileira da Indústria de Café, em 2005, com objetivo de valorizar e homenagear o produto que é paixão nacional. De acordo com a Abic, em 2020, cada brasileiro consumiu, em média, 4 quilos e 810 gramas de café torrado.


Da Rede Nacional de Rádio em Brasília