Brasil é campeão em energias renováveis

País também é líder na capacidade de geração eólica na América Latina.

audio/mpeg 24-08-BOLETIM_ENERGIA EÓLICA.mp3 — 1685 KB

Duração: 1m11s




Transcrição

O Brasil é campeão em energias renováveis, possui a matriz energética mais limpa entre as grandes economias e é, hoje, líder na capacidade de geração eólica na América Latina. 

 

O governo federal está comemorando dez recordes de produção de energia de fontes renováveis registrados em julho na região Nordeste do País. O anúncio foi feito pelo ONS , Operador Nacional do Sistema Elétrico . 

 

 

De acordo com as informações, foram quatro recordes de geração eólica média e quatro de geração instantânea , além de dois recordes de energia solar fotovoltaica. 

 

O destaque é o índice registrado em 22 de julho, quando, pela primeira vez, a força dos ventos foi capaz de abastecer a 102% da região Nordeste durante 24 horas. Neste dia, foram produzidos 11.399 Megawatts médios de energia eólica.

 

De acordo com dados do ONS, a energia eólica hoje representa 10,9% da matriz elétrica brasileira e a expectativa é que atinja 13,6% ao fim de 2025. Já a energia solar representa 2% da matriz, com expectativa de atingir 2,9% até o fim do ano.

 

Da rede Nacional de Rádio em Brasília