Hemocentros de todo o país celebram hoje o Dia Nacional do Doador de Sangue

A data tem como objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar e busca sensibilizar a população para a importância da doação

audio/mpeg 25-11-2020_BOLETIM_DIA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE .mp3 — 2175 KB

Duração: 1m32s




Transcrição

No dia 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data tem como objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar e busca sensibilizar a população para a importância da doação.

 

 

O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos nos bancos de sangue. 

 

A proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados torna esse dia especialmente importante para promover o ato solidário e regular da doação de sangue, independente de se conhecer ou não pacientes que necessitam de transfusão.

 

Os hemocentros de 15 estados e do Distrito Federal se unem para promover a campanha “Somos todos do mesmo sangue”, para celebrar a data.

 

A ação é inédita e tem como objetivo destacar a importância do gesto de doar sangue sobretudo durante a pandemia do coronavírus, período no qual houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil.

 

Cada hemocentro vai desenvolver ações locais para agradecer e incentivar os doadores de sangue. 

 

O Hemocentro de Brasília vai homenagear doadores, multiplicadores e entidades que se destacaram neste ano por desenvolverem ações de incentivo à doação voluntária de sangue, como o simples gesto de doar regularmente e a organização de grupos de doadores.