Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é nesta quinta (25)

Por ano, são realizadas cerca de 3 milhões e 300 mil doações de sangue no Brasil. Isso corresponde a taxa de doação de 16 pessoas por mil habitantes.

audio/mpeg 25-11-21- E NOTICIA - DILSON SANTA FE - DIA DO DOADOR DE DANGUE.mp3 — 1291 KB

Duração: 1m23s




Transcrição

Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é celebrado nesta quinta-feira, 25 de novembro

 

 

Por ano, são realizadas cerca de 3 milhões e 300 mil  doações de sangue no Brasil. Isso corresponde a taxa de doação de 16 pessoas por mil habitantes. 

 

 

Mesmo que o percentual de 1,6% esteja dentro dos parâmetros recomendados pela Organização Mundial da Saúde de que pelo menos 1% da população seja doadora de sangue, o Ministério da Saúde trabalha constantemente para aumentar esse índice e conscientizando mais pessoas para serem doadores regulares, mantendo assim os estoques de sangue em níveis seguros.

 

Com a aproximação das festas de final de ano , é necessário aumentar o volume do estoque, para que não haja  falta de sangue em dezembro, período em que há uma queda da coleta.

 

 

No Brasil, existem 32 hemocentros públicos, sendo, pelo menos um em cada estado, bem como outras instituições que recebem doadores de sangue e ajudam a manter os serviços de saúde abastecidos.

 

As pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Para os menores,  entre 16 e 18 anos, é necessário o consentimento dos responsáveis, e entre 60 e 69 anos a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos.

     

                                      

Da Rede Nacional de Rádio em Brasília