Tratado de Itaipu Binacional completa hoje 46 anos

Atualmente, Itaipu gera, por ano, mais de 90 milhões de megawatts-hora

audio/mpeg 26-04-19 - ROSAMELIA - ITAIPU - VAL 29-04.mp3 — 1004 KB

Duração: 1m04s




Transcrição

Nesta sexta-feira, 26 de abril, a Itaipu Binacional celebra o aniversário da assinatura do Tratado que, há 46 anos, deu origem à criação da usina.

 

Resultado do esforço de brasileiros e paraguaios,o tratado garantiu a construção da maior hidrelétrica em geração limpa e renovável não seria possível. Atualmente, Itaipu gera, por ano, mais de 90 milhões de megawatts-hora.

Nos próximos anos Itaipu tem vários desafios como a revisão das bases financeiras do Tratado; a atualização tecnológica da usina; e a construção de uma segunda ponte entre Foz do Iguaçu, no Brasil, e Presidente Franco, no Paraguai.

 

Além disso, Itaipu precisa garantir a manutenção da sua missão ampliada, que inclui o cuidado da água, do meio ambiente e da gente que vive em seu entorno.

No dia 5 de maio, Itaipu vai completar 35 anos de geração de eletricidade. E, no dia 17 de maio, serão celebrados os 45 anos de criação da entidade binacional, resultado de um Tratado com características únicas no mundo, no aspecto jurídico e diplomático.