Governo federal inaugura obras em Alcântara (MA)

Vários ministros participam hoje da inauguração de obras que fazem parte do desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro.

audio/mpeg 26-05-2021_BOLETIM_ COMITIVA INTERMINISTERIAL ALCÂNTARA MA .mp3 — 3951 KB

Duração: 2m44s




Transcrição

Os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes; da Educação, Milton Ribeiro; e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina participam, nesta quarta-feira (26), da inauguração de várias obras na cidade de Alcântara, no Maranhão, onde vão conhecer o local que receberá o desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro.

Será inaugurada, no campus do Instituto Federal do Maranhão, a Fábrica de Inovações. O espaço tem como objetivo prestar serviços inovadores para a comunidade.

A fábrica aplicará técnicas científicas para a solução tecnológica de problemas da comunidade.

A proposta é integrar ensino, pesquisa e extensão no dia a dia dos estudantes, fazendo com que eles se esforcem para desenvolver capacidade empreendedora e de inovação a partir dos conhecimentos adquiridos no Instituto Federal.

As autoridades participam também da inauguração da Base Institucional de Alcântara, da Universidade Federal do Maranhão, que vai ofertar cursos de graduação a distância, especialização e aperfeiçoamento para formar e capacitar recursos humanos.

A meta é atender ao desenvolvimento da região e à capacitação de mão de obra para as demandadas do Centro Espacial de Alcântara.

A Base Institucional de Alcântara é fruto da parceria firmada entre a Universidade Federal do Maranhão, o ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, e o Centro de Lançamento de Alcântara. As ações são coordenadas pelo Ministério da Educação.

A Agrovila Cajueiro também receberá a visita da comitiva. A comunidade representará as sete agrovilas quilombolas que serão beneficiadas com a instalação de internet de banda larga promovida pelo programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão, desenvolvido pela Telebrás, empresa vinculada ao Ministério das Comunicações.

A ação do governo federal, financiada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, oferece conexão gratuita à internet por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações. O objetivo de promover a inclusão digital em todo o território brasileiro.

No mesmo local, o SENAI e o SESI Itinerante estarão promovendo atividades sociais, de saúde e de popularização da ciência para a região.

Uma visita à Torre de Lançamento do Centro Espacial de Alcântara também fará parte da agenda da comitiva. Outra atividade prevista é a 8ª reunião ordinária do plenário da Comissão de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara.

Da Rede Nacional de Rádio em Brasília