Governo Federal lança o Programa Nacional de Crescimento Verde

Iniciativa tem como principais objetivos aliar redução das emissões de carbono, conservação de florestas e uso racional de recursos naturais com geração de emprego verde e crescimento econômico, melhorando assim a condição de vida da população brasileira.

audio/mpeg 26-10-21 - E NOTICIA - PROGRAMA NACIONAL DE CRESCIMENTO VERDE.mp3 — 1641 KB

Duração: 1m45s




Transcrição

O Brasil detém a maior biodiversidade do mundo, uma das maiores áreas oceânicas e florestas nativas do planeta, características que se traduzem em vantagens competitivas do país como líder de uma nova agenda verde mundial.  

 

Diante deste cenário, o governo federal, por meio dos ministérios do Meio Ambiente e da Economia, lançou nessa segunda-feira (25) , a criação do Programa Nacional de Crescimento Verde .

 

A iniciativa   tem como principais objetivos aliar redução das emissões de carbono, conservação de florestas e uso racional de recursos naturais com geração de emprego verde e crescimento econômico, melhorando assim a condição de vida da população brasileira. 

 

 

A iniciativa  será guiada  por incentivos econômicos, transformação institucional e critérios de priorização de políticas públicas e projetos e ações do setor privado.

Os incentivos econômicos terão como foco a promoção do desenvolvimento de instrumentos de mercado. 

 

No âmbito da transformação institucional, a meta  é fazer com que ações do governo federal potencializem projetos verdes. Já os critérios de priorização visam dar destaque às iniciativas verdes.

 

 

O Programa contará com uma governança única, que será realizada pelo Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima e Crescimento Verde , que facilitará o planejamento, a execução e o monitoramento de resultados. 

 

O Comitê também será responsável pela criação e consolidação de critérios verdes, levando em consideração as características de cada região do Brasil em todos os seus biomas.

 

Da Rede nacional de Rádio em Brasília