Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento fixa os padrões visuais de qualidade para 17 tipos de frutas, legumes e verduras

Os padrões estabelecem os requisitos para que uma fruta, legume ou verdura seja considerada própria para o consumo

audio/mpeg 26-11-19 - AMERICA MELO - FRUTAS.mp3 — 1226 KB

Duração: 1m18s




Transcrição

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) fixou os padrões visuais de qualidade para 17 tipos de frutas, legumes e verduras.

Os padrões estabelecem os requisitos para que uma fruta, legume ou verdura seja considerada própria para o consumo. O objetivo é auxiliar o consumidor a identificar esses produtos, assim como os fiscais.

Os padrões foram criados em conjunto com a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo e São Paulo e a Embrapa Hortaliças.

Os padrões cumprem a norma que estabelece que os produtos devem estar: inteiros, limpos, firmes, sem pragas visíveis a olho nu, fisiologicamente desenvolvidos ou com maturidade comercial.

Não podem: ter odores estranhos, estar excessivamente maduros ou passados, apresentar danos profundos, ter podridões, estar desidratados, murchos ou congelados.

Os primeiros produtos com padrão visual definido são: abacate, alface, banana, batata, caqui, laranja, mamão, manga, melão, melancia, maçã, uva, morango, nectarina, pêssego, tangerina e tomate.