Mapa realiza treinamento simulado online de atuação no caso de ocorrência de febre aftosa
26-11-2020_BOLETIM_FEBRE AFTOSA .mp3
— 2154 KB
Duração: 1m31s
Transcrição
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina realizam de forma virtual, até o dia 27 de novembro, um treinamento simulado de atuação em uma ocorrência de febre aftosa.
O exercício faz parte das atividades previstas para organização e capacitação do Serviço Veterinário brasileiro para atuação em emergências zoossanitárias.
Além do treinamento virtual, está previsto para 2021 o módulo de campo do exercício simulado em Santa Catarina, assim que a situação epidemiológica da pandemia da Covid-19 no Brasil permitir o retorno seguro das atividades presenciais.
O objetivo do treinamento é a preparação para enfrentar uma eventual ocorrência de febre aftosa, minimizando seus impactos econômicos e sociais.
O treinamento servirá também para todas as doenças emergenciais, como a peste suína clássica, peste suína africana, influenza aviária, entre outras.
Os protocolos sanitários são semelhantes, e o caráter de emergência é o mesmo”, segundo o diretor do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária, Geraldo Moraes.
A capacitação conta com apresentações de representantes do Serviço Veterinário Oficial brasileiro, da Defesa Civil de Santa Catarina, da Organização Mundial de Saúde Animal e do Centro Panamericano de Febre Aftosa.