Ministério da Saúde reforça as ações para auxiliar Rondônia no enfrentamento à Covid-19

A Força Nacional do SUS está atuando no diagnóstico da rede hospitalar do Sistema Único de Saúde com o objetivo de desafogar a saúde pública local.

audio/mpeg 27-01-2021_BOLETIM_COVID RONDÔNIA.mp3 — 1516 KB

Duração: 1M26S




Transcrição

O Ministério da Saúde está reforçando as ações para auxiliar Rondônia no enfrentamento à Covid-19. 

A Força Nacional do SUS  está atuando no diagnóstico da rede hospitalar do Sistema Único de Saúde com o objetivo de desafogar a saúde pública local. 

Também foram enviados a Rondônia equipamentos para abrir novos leitos, como monitores e ventiladores pulmonares, além de insumos para intubação de pacientes.

Outra ação é a transferência de pacientes do estado de Rondônia para outras unidades da Federação que disponibilizaram leitos de UTI para receber pacientes de Covid-19. 

Com apoio da Força Área Brasileira, foram transferidos 13 pacientes para Curitiba, no Paraná.

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde disponibilizou o banco de dados do Ministério da Saúde para que seja realizada a contratação de médicos pelo gestor local de saúde para atuação no enfrentamento da Covid-19 em Rondônia.

Em quatro horas, 29 médicos foram disponibilizados ao estado.

O Ministério da Saúde está monitorando o cenário epidemiológico de Rondônia e, conforme a necessidade, novas ações podem ser executadas pelo Governo Federal para dar suporte ao estado e aos municípios no combate à pandemia, ampliando, assim, o cuidado aos pacientes e salvando vidas.