Decreto amplia participação de pessoas com deficiência no Conade

O documento foi assinado nesta segunda-feira (27) pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e pela ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília. No evento, ministros destacaram as ações para promover a inclusão de pessoas com deficiência em 1000 dias de governo

audio/mpeg 27-09-21 - É NOTÍCIA - ANA PIMENTA - CERIMONIA PLANALTO PESSOAS COM DEFICIENCIA.mp3 — 1464 KB

Duração: 1m27s




Transcrição

O presidente Jair Bolsonaro e a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, assinaram nesta segunda-feira (27) um decreto que amplia a participação de pessoas com deficiência no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Conade.

A assinatura ocorreu durante a cerimônia em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, no Palácio do Planalto, em Brasília.

No evento, foi lançado o Prêmio Nacional de Acessibilidade, que vai reconhecer o trabalho de organizações públicas e privadas e de pessoas que atuam na inclusão de pessoas com deficiência.

Também foi lançado nesta segunda-feira o curso de capacitação para melhorar o atendimento a mulheres e meninas com deficiência e doenças raras na delegacias do país.

A ministra Damares Alves destacou ainda a criação do Cadastro Nacional de Pessoas com Deficiência, e de um índice que vai medir a inclusão de pessoas com deficiência em diferentes setores da sociedade.

O ministro do Turismo, Gilson Machado, reforçou a importância das ações para melhorar a acessibilidade para os viajantes com deficiência. Entre elas, o programa Turismo Acessível, que promove a inclusão social e o acesso em diversas atividades.

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Ana Pimenta