MDR lança Jornada das Águas em Sergipe

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, estará nesta quarta-feira (27) em Propriá , Sergipe, para apresentar detalhes da obra do Canal do Xingó, empreendimento que vai garantir o abastecimento de água para aproximadamente 3 milhões de pessoas.

audio/mpeg 27-10-2021_BOLETIM_JORNADA DAS ÁGUAS - SERGIPE.mp3 — 4144 KB

Duração: 2m56s




Transcrição

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, estará nesta quarta-feira (27) em Propriá , Sergipe, para apresentar detalhes da obra do Canal do Xingó, empreendimento que vai garantir o abastecimento de água para aproximadamente 3 milhões de pessoas. 

 

 

A obra será executada pela Codevasf , Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba , instituição vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional , e atenderá os municípios de Paulo Afonso e Santa Brígida, na Bahia, e Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe e Nossa Senhora da Glória, em Sergipe.

 

A agenda integra a programação da Jornada das Águas – evento que partiu da nascente histórica do Rio São Francisco, no norte de Minas Gerais, e já passou por Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí e, agora, Sergipe e ainda seguirá para Alagoas.

 

Ainda em Propriá, o ministro Rogério Marinho vai apresentar o novo Marco Hídrico, que já está pronto e será enviado em breve ao Congresso Nacional. A iniciativa tem como objetivos principais garantir melhor aplicabilidade dos instrumentos de gestão de recursos hídricos, alocação mais eficiente da água em bacias críticas e consequente melhoria da disponibilidade da água em quantidade e qualidade para usos múltiplos, além de mais sustentabilidade e atratividade para investimento privados na expansão da infraestrutura hídrica nacional.

 

 

As ações de preservação, conservação e recuperação de bacias hidrográficas também estão contempladas na Jornada das Águas. Em Propriá, será realizado peixamento de cerca de mil pitus, maior camarão de água doce nativo do Brasil. Os animais foram reproduzidos no Centro Pesqueiro da Codevasf. Ainda na cidade sergipana, o ministro Rogério Marinho fará visita a uma exposição de produtos locais.

 

 

Outra entrega desta quarta-feira é a regulamentação de artigos da Medida Provisória de 19 de maio de 2021, que define aspectos relevantes para o funcionamento do Fundo de Desenvolvimento Regional Sustentável.A ferramenta vai possibilitar a ampliação dos investimentos em infraestrutura em todo o Brasil.

 

Já em Japoatã, o ministério do Desenvolvimento Regional inaugura o Sistema de Esgotamento Sanitário da cidade. A obra recebeu investimento federal de R$ 6  milhões  800 mil reais e vai beneficiar mais de 4 mil pessoas. 

 

 

Além disso, será assinada ordem de serviço para o início da implantação do SIstema de Esgotamento Sanitário da cidade de Cedro. O investimento federal na obra é mais de R$ 7 milhões de reais . Essa ação irá beneficiar cerca de 5 mil pessoas e a previsão de entrega é em dezembro de 2022.

 

 

Da Rede Nacional de Rádio em Brasília