MEI terá acesso simplificado ao e-Social

Os microempreendedores individuais e os segurados especiais que possuam funcionários contratados, ou que pretendam contratar, poderão usufruir de novas facilidades.

audio/mpeg 27-10-2021_BOLETIM_MEI.mp3 — 1953 KB

Duração: 1m23s




Transcrição

Os microempreendedores individuais e os segurados especiais que possuam funcionários contratados, ou que pretendam contratar, poderão usufruir de novas facilidades dos novos módulos simplificados do eSocial. 

 

 

O eSocial é um ambiente digital voltado para escrituração das obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias, onde também poderão ser prestadas informações sobre a comercialização da produção.

 

 

Com o módulo simplificado, os empregadores terão mais autonomia, agilidade e eficiência no processo de prestação de contas e poderão pagar os valores devidos gerando o Documento de Arrecadação do e-Social diretamente por este sistema. 

 

Esta facilidade dispensa a necessidade de acessar o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC) para transmitir a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos e gerar o documento de arrecadação.

 

 

A iniciativa deve reduzir a burocracia e tem potencial para impactar positivamente milhões de microempreendedores individuais e Segurados Especiais, pois poderá estimular a geração de emprego, uma vez que, atualmente, apenas 3,5% dos 13 milhões de MEI têm trabalhadores contratados formalmente. 

 

Da Rede Nacional de Rádio em Brasília