Segurados do INSS que tiveram antecipação por incapacidade temporária vão receber em dezembro pagamento das diferenças

Ao todo, mais de 600 mil segurados terão seus processos analisados de forma automática e poderão ter acesso aos valores referentes à revisão – de um total de 1 milhão e cem mil antecipações concedidas

audio/mpeg 27-11-20 - É NOTÍCIA - BENEFICIOS POR INCAPACIDADE TEMPORARIA - AMERICA.mp3 — 2725 KB

Duração: 1m56s




Transcrição

Os segurados do INSS, Instituto Nacional do Seguro Social que tiveram antecipações do benefício por incapacidade temporária , o antigo auxílio-doença, concedidas até 31 de outubro deste ano, vão começar a receber em dezembro o pagamento das diferenças às quais têm direito. 

 

Ao todo, mais de 600 mil segurados terão seus processos analisados de forma automática e poderão ter acesso aos valores referentes à revisão – de um total de 1 milhão e cem mil antecipações concedidas. 

 

 

Nem todo beneficiário tem direito à diferença, pois pode não haver alteração no valor do benefício após ser feita a revisão.

 

 

Em setembro, o INSS já tinha autorizado o pagamento das diferenças a cerca de 497 mil segurados, que tiveram a antecipação concedida até o dia 2 julho deste ano. 

 

 

O segurado que tiver direito à diferença receberá uma carta do INSS com as informações do recálculo, bem como do total devido. 

 

Além disso, o beneficiário pode consultar se tem direito à diferença pelo aplicativo Meu INSSe pelo telefone 135.

 

O pagamento será feito em conta corrente – para quem recebe nesta modalidade – direto no caixa do banco ou por meio de saque com cartão magnético.

A diferença é calculada em relação ao valor da antecipação, estabelecida em R$ 1.045 reais 

 

O pagamento é feito com correção e proporcional ao tempo de afastamento, ou seja, pelo total de parcelas recebidas.

 

A antecipação do benefício temporário por incapacidade foi uma das medidas adotadas pelo governo federal durante a pandemia do novo coronavírus.