Embarcação com carregamento de minério de ferro da Vale encalha o litoral do Maranhão

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, informou que o governo está monitorando com muita atenção o navio encalhado no Maranhão

audio/mpeg 28-02-20 - AMERICA MELO - EMBARCAÇÃO MINÉRIO DE FERRO.mp3 — 1212 KB

Duração: 1m17s




Transcrição

Uma embarcação das Ilhas Marshall que partiu do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís, Maranhão , rumo à China na última quarta-feira (26/02) detectou entrada de água em compartimentos de carga quando trafegava a cerca de 65 milhas náuticas da costa maranhense.

 

 

Além de minério de ferro comprado da empresa Vale, o navio MV Stellar Banner carrega cerca de 4 milhões de litros de combustível e óleo para uso próprio.

 

 

De acordo com informações apresentadas pela Vale logo após a constatação da emergência, o comandante pediu apoio a equipes de terra e encalhou o navio propositalmente no canal da Baía de São Marcos (MA) para evitar o naufrágio.

 

 

Inspeção aérea realizada na tarde desta quinta-feira (27/02) não aponta indícios de vazamento de poluentes para o mar. O Ibama encaminhou avião especializado em detecção de derramamento de óleo para a região.

 

 

O incidente é acompanhado pelo Ibama, pela Marinha, pela Autoridade Portuária, pela Capitania dos Portos e pela Vale.

 

 

Nas redes sociais, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, informou que o governo está monitorando com muita atenção o navio encalhado no Maranhão.