Brasil e Polônia comemoram 100 anos de formalização do relacionamento bilateral

Os presidentes dois dois países confirmaram, por telefone, o desejo de aprofundar a cooperação bilateral em favor da prosperidade do seus povos e do fortalecimento da posição internacional dos dois países

audio/mpeg 28-05-2020_BOLETIM_BRASIL - POLÔNIA.mp3 — 2137 KB

Duração: 1m31s




Transcrição

Para lembrar o centenário do estabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil,e Polônia, os presidentes brasileiro , Jair Bolsonaro e polonês , Andrzej Duda, conversaram por telefone na última quarta-feira (27).

 

Os dois presidentes confirmaram o desejo de aprofundar a cooperação bilateral em favor  da prosperidade do seus povos e do fortalecimento da posição internacional de ambos os países.

 

Há 100 anos, a formalização do relacionamento bilateral reforçava os laços de amizade que uniam os povos do Brasil e Polônia. 

 

Desde o século Dezenove , fluxos sucessivos de imigrantes poloneses chegavam ao Brasil, com significativa contribuição ao desenvolvimento do País e dando origem à segunda maior comunidade de descendentes de poloneses no mundo.

 

Recentemente, Brasil e Polônia têm estreitado, ainda mais, a colaboração em torno da comunhão de valores e da defesa da liberdade, da democracia e da economia de mercado. 

 

O diálogo entre os dois países tem-se intensificado em áreas como defesa, cultura, educação e esportes.

 

A conversa dos presidentes abrangeu também as consequências globais da pandemia do coronavírus, especialmente no contexto da coordenação econômica.

 

 

Os líderes do Brasil e da Polônia enfatizaram que ambos os países estão abertos a intensificar as relações econômicas e de investimento bilaterais, o que contribuirá para a superação da pandemia da Covid 19.