Dia Mundial sem Tabaco é celebrado na próxima segunda-feira

Data criada pela Organização Mundial da Saúde tem como tema neste ano “Comprometa-se a parar de fumar”.

audio/mpeg 28-05-2021_ BOLETIM_ DIA MUNDIAL SEM TABACO.mp3 — 3111 KB

Duração: 2m12s




Transcrição

O Instituto Nacional de Câncer, Inca, vai promover seminário virtual na próxima segunda-feira (31) quando se comemora o Dia Mundial sem Tabaco.

A data criada pela Organização Mundial da Saúde tem como tema neste ano “Comprometa-se a parar de fumar”.

A OMS também listou mais de 100 razões para deixar de fumar. Trata-se de uma maneira de mobilizar, motivar, sensibilizar e encorajar os tabagistas a largarem o cigarro.

As ações motivacionais continuam sendo extremamente importantes. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, entre os adultos, a prevalência de usuários atuais de produtos de tabaco, fumado ou não fumado, de uso diário ou ocasional, foi de 12,8%, o que corresponde a mais de 20 milhões de pessoas.

A parcela de usuários foi maior na área rural (14,3%) que na urbana (12,6%). Entre as grandes regiões, a prevalência variou de 10,7%, na Região Norte, a 14,7%, na Região Sul.

Desde o final da década de 80, sob a ótica da promoção da saúde, a gestão e a governança do controle do tabagismo no Brasil vêm sendo articuladas pelo Ministério da Saúde por meio do Inca, o que inclui um conjunto de ações que compõem o Programa Nacional de Controle do Tabagismo.

O programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente mortalidade relacionada ao consumo de derivados de tabaco no Brasil, promovendo ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde, e também apoiando a adoção ou cumprimento de medidas legislativas e econômicas para prevenir a iniciação ao tabagismo, principalmente entre crianças, adolescentes e jovens.

O webinar "Comprometa-se a parar de fumar" será transmitido ao vivo pela TV Inca, no dia 31 de maio, a partir das duas da tarde.

Da Rede Nacional de Rádio em Brasília