Plano Anual de Outorga prevê concessão de 26 florestas públicas

Assunto foi tratado nesta quarta-feira (29) pelo ministro em exercício da Agricultura, Marcos Montes, em Macapá (AP). Também foram apresentados dados do Programa de Aquisição de Alimentos, do Inventário Florestal e da Implantação Assistida da Regularização Ambiental nos mil dias de governo.

audio/mpeg 29-09-21 - É NOTÍCIA - ENTREGAS DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA MIL DIAS DE GOVERNO- 2m12s - FINALIZADO.mp3 — 2071 KB

Duração: 2m12s




Transcrição

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apresentou nesta quarta-feira (29), em Macapá, capital do Amapá, as entregas da pasta em cerimônia que marcou a celebração dos mil dias de governo.

Foram apresentados dados do Plano Anual de Outorga Florestal 2020/22, da Implantação Assistida da Regularização Ambiental, do Programa de Aquisição de Alimentos e o Inventário Florestal.

O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, disse que a ênfase dos programas é trabalhar o tripé social, rural e ambiental, para que as áreas possam caminhar juntas.

Ele destacou a importância do Inventário Florestal para que se saiba o que o país tem nas suas florestas, as características da terra e as espécies florestais, além de conversar com os moradores que vivem nas áreas de preservação. O inventário, segundo ele, é uma peça importante também no processo de regularização ambiental.

Montes afirmou que o Código Florestal brasileiro, em vigor desde 2012, é o mais rigoroso do mundo na questão ambiental e que, ao instituir o CAR, Cadastro Ambiental Rural, permitiu que os processos de regularização sejam implementados.

De acordo com o diretor de Concessão Florestal e Monitoramento do Serviço Florestal Brasileiro,
Paulo Carneiro, o Plano Anual de Outorga Florestal prevê a concessão de 26 florestas públicas, sendo 16 florestas nacionais e outras 10 de florestas em glebas.

Ele afirmou que conhecer o patrimônio florestal é um desafio necessário para saber a qualidade e quantidade de espécies florestais, aumentando a conservação da biodiversidade e permitindo seu uso de forma sustentável.

Já Guilherme Ribeiro, presidente da Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, mostrou os dados do PAA, o Plano de Aquisição de Alimentos que, apenas em 2020, investiu R$ 223 bilhões no atendimento a mais de 31 mil agricultores familiares.

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília,