Agricultores familiares de Rondônia discutem com Ministério da Cidadania melhorias no PAA
Duração: 3m37s
Transcrição
Ministério se reúne com representantes de associações, cooperativas e agricultores familiares de Rondônia
LOC: O Ministério da Cidadania participou, nesta sexta-feira, em Ji-Paraná, de um encontro com cerca de 200 representantes de cooperativas e associações de agricultores familiares de Rondônia. Os desafios e as oportunidades geradas por meio da modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA, coordenado pela pasta, foram alguns dos temas debatidos. Os empreendimentos estão participando da feira Rondônia Rural Show, uma das maiores do setor agrícola na região.
Segundo o diretor do Departamento de Compras Públicas para a Inclusão Social e Produtiva Rural, Iberê Mesquista, o mercado institucional tem avançado cada vez mais. Com o apoio dos órgãos da União, o potencial para a compra de produtos da agricultura familiar pode chegar a 2 bilhões e 800 milhões reais.
SONORA DIRETOR IBERÊ MESQUITA
LOC: O governo estadual, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, a Emater de Rondônia, e o Instituto de Estudos e Assessoria ao Desenvolvimento, Ceades, estão coordenando as conversas sobre compras institucionais. De acordo com Ciro Eduardo Correa, articulador institucional da Ceades, o principal objetivo é reunir gestores públicos que têm a necessidade de cumprir a legislação, que prevê que 30% dos artigos adquiridos para alimentação nas instituições públicas venham da agricultura familiar, e os produtores, que desejam atender a demanda da melhor maneira possível.
SONORA CIRO CORREA
LOC: Os agricultores familiares também estão expondo alimentos em três pavilhões voltados para o setor durante o Rondônia Rural Show. Um deles é Grethen Fabrícia da Costa, proprietária da agroindústria de biscoito Pranata e presidente da Cooperativa das Agroindústrias de Ariquemes, a Cooperar. No último ano, a Cooperar vendeu cerca de 200 mil reais em produtos para o Exército Brasileiro em Porto Velho. Ela acredita que o encontro é uma oportunidade também de conquistar novos mercados.
SONORA AGRICULTORA GRETCHEN FABRICIA – COOPERAR
LOC: Representantes das Forças Armadas e do setor de hotelaria de Rondônia também participam do evento. Mais informações no portal comprasagriculturafamiliar.gov.br.
Reportagem, André Luiz Gomes.