Governo Federal lança Programa Águas do Agro
01-10-21 - MOMENTO AGRO - Águas do Agro.mp3
— 3327 KB
Duração: 2min53seg
Transcrição
O programa vai incentivar a adoção de tecnologias de conservação do solo e da água, e de sistemas produtivos nos imóveis rurais, em especial recuperação de pastagens degradadas, sistemas de plantio direto, plantas de cobertura, terraceamento, além das ações de infraestrutura como barraginhas e adequação de estradas rurais.
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em exercício, Marcos Montes, destacou a importância da participação do produtor rural e dos munícipios na iniciativa.
Já o secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa, Fernando Camargo, ressaltou que o programa vai combater problemas, como a erosão do solo, além de melhorar a qualidade do solo e da água para a produção rural.
Com o programa Águas do Agro as tecnologias conservacionistas de solo e água chegarão a mais produtores rurais, permitindo que adotem modelos que melhorem a saúde dos solos, que privilegiam os ciclos da água e do carbono e provocam verdadeiras revoluções de produtividade em suas propriedades.
A coordenadora geral de conservação do solo e da água, Soraya Barrios, destacou a importância do programa para promover a sustentabilidade da produção da agropecuária brasileira e o uso de tecnologias em manejos conservacionistas do solo e da água.
O programa terá abrangência nacional, e na primeira fase de execução serão priorizadas as microbacias críticas e muito críticas em disponibilidade hídrica.