Governo Federal lança Programa Águas do Agro

Em comemoração aos 1000 dias de gestão do Governo Federal, nesta sexta-feira (1º), na cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul (MS), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em exercício, Marcos Montes, lançou o programa o Águas do Agro - Programa Nacional de Manejo Sustentável do solo e da água em Microbacias Hidrográficas.

audio/mpeg 01-10-21 - MOMENTO AGRO - Águas do Agro.mp3 — 3327 KB

Duração: 2min53seg




Transcrição

O programa vai incentivar a adoção de tecnologias de conservação do solo e da água, e de sistemas produtivos nos imóveis rurais, em especial recuperação de pastagens degradadas, sistemas de plantio direto, plantas de cobertura, terraceamento, além das ações de infraestrutura como barraginhas e adequação de estradas rurais.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em exercício, Marcos Montes, destacou a importância da participação do produtor rural e dos munícipios na iniciativa.

Já o secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa, Fernando Camargo, ressaltou que o programa vai combater problemas, como a erosão do solo, além de melhorar a qualidade do solo e da água para a produção rural.

Com o programa Águas do Agro as tecnologias conservacionistas de solo e água chegarão a mais produtores rurais, permitindo que adotem modelos que melhorem a saúde dos solos, que privilegiam os ciclos da água e do carbono e provocam verdadeiras revoluções de produtividade em suas propriedades.

A coordenadora geral de conservação do solo e da água, Soraya Barrios, destacou a importância do programa para promover a sustentabilidade da produção da agropecuária brasileira e o uso de tecnologias em manejos conservacionistas do solo e da água.

O programa terá abrangência nacional, e na primeira fase de execução serão priorizadas as microbacias críticas e muito críticas em disponibilidade hídrica.