Ministério da Agricultura lança curso sobre bioinsumos

O curso é uma parceria com a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. O objetivo é atender a uma crescente demanda por profissionais capacitados em boas práticas de produção de bioinsumos no país.

audio/mpeg 09-07-21 - MOMENTO AGRO - Curso Bioinsumos.mp3 — 3389 KB

Duração: 3min36seg




Transcrição

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está com inscrições abertas para o primeiro curso sobre produção e controle de qualidade de bioinsumos. Até o dia 27 de julho, os interessados poderão se inscrever gratuitamente para as aulas, que acontecerão de forma 100% online de agosto a novembro de 2021. As vagas são ilimitadas e os participantes receberão certificado.

 

As inscrições podem ser feitas no site da Enagro: www.sistemasweb.agricultura.gov.br/avaenagro/.

 

O secretário-adjunto de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, Cleber Soares, falou sobre o desafio de acrescentar valor à base biológica no Brasil.

 

Durante o lançamento do curso, a diretora de Apoio à Inovação para Agropecuária, Sibelle Silva, destacou o crescimento do setor e a importância do tema para os produtores rurais, principalmente os pequenos.

 

O setor movimenta R$ 1 bilhão no país e tem grande potencial de expansão no uso para os próximos anos.

 

O agricultor Adriano Cruvinel explicou que, além de restabelecer a sanidade do solo e inserir os bioinsumos ao manejo, a produtividade média da fazenda cresceu 8,6% em relação aos anos anteriores. O custo da produção também teve uma expressiva redução, gerando, consequentemente, maior rentabilidade ao produtor.

 

O Mapa desenvolveu o curso em parceria com a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia como parte de um dos Objetivos do Conselho Estratégico do Programa Nacional de Bioinsumos. Serão 20 horas de capacitação com o objetivo atender a uma crescente demanda por profissionais capacitados em boas práticas de produção de bioinsumos no país.