Transformação sustentável de sistemas agroalimentares foi tema de reunião de ministros das Américas

Ministros e secretários da Agricultura das Américas participaram no dia 15 de abril, da 3ª Reunião Hemisférica de Ministros e Secretários de Agricultura. No encontro, organizado pelo Ministério da Agricultura do Peru, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), foram apresentadas as políticas de contenção à Covid-19 e iniciativas para a recuperação dos sistemas agroalimentares, da segurança alimentar, da agricultura e do mundo rural.

audio/mpeg 15-04-21 - MOMENTO AGRO - 3ª Reunião Hemisférica.mp3 — 3056 KB

Duração: 3min15seg




Transcrição

Ministros e secretários da Agricultura das Américas participaram nesta quinta-feira (15) da 3ª Reunião Hemisférica de Ministros e Secretários de Agricultura. No encontro, organizado pelo Ministério da Agricultura do Peru, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), foram apresentadas as políticas de contenção à Covid-19 e iniciativas para a recuperação dos sistemas agroalimentares, da segurança alimentar, da agricultura e do mundo rural.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, enfatizou três pontos que o Brasil vê como fundamentais para viabilizar a transformação sustentável dos sistemas alimentares.

Tereza Cristina lembrou o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2, previsto na Agenda 2030, que tem a meta de acabar com todas as formas de fome e a má-nutrição.

Durante o encontro, os ministros e secretários debateram a participação no processo preparatório da Cúpula dos Sistemas Alimentares, que será promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro deste ano. A ministra destacou a importância de explicitar a diversidade de sistemas alimentares e produtivos existentes no mundo e, em particular, no hemisfério Sul.

No ano passado, os ministros e secretários da agricultura das Américas tiveram dois encontros virtuais com o apoio do IICA e da FAO, o primeiro em abril, promovido pelo Chile, e o segundo aconteceu em julho, patrocinada pelo México.