Cresce número de cervejarias registradas no país

Total é de 1.383 cervejarias registradas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)

audio/mpeg Anuário da Cerveja.mp3 — 3734 KB

Duração: 3m58s




Transcrição

O Brasil chegou a um total de 1.383 cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Pela primeira vez, todos os estados do país registraram ao menos uma cervejaria, com a abertura da primeira fábrica no Acre. 

Os dados constam no Anuário da Cerveja 2020, divulgado nesta sexta-feira (30) pelo Mapa, que traz estatísticas e dados do setor cervejeiro no Brasil. Em 2020, foram registradas 204 novas cervejarias e outras 30 cancelaram seus registros, o que representa um aumento de 174 cervejarias em relação ao ano anterior.

O coordenador-geral de Vinhos e Bebidas do Mapa, Carlos Vitor Müller, destacou que o crescimento vem acontecendo nos últimos dez anos.

Os estados com maior crescimento no número de cervejarias em 2020 foram Piauí, e Paraíba. O estado com mais cervejarias registradas continua sendo São Paulo, com 285 estabelecimentos, alta de 18,2% em relação a 2019. Entre os municípios, o destaque em 2020 ficou para Ribeirão Preto (+50%) e São Paulo (+44%). O número de municípios com cervejarias chegou a 609, com crescimento de 5% em 2020.

O Anuário também traz os dados de densidade de cervejarias por habitantes. Nesse quesito, o estado de Santa Catarina aparece em primeiro lugar, com 41.443 habitantes por cervejaria registrada. A tendência de concentração de cervejarias nas regiões Sul e Sudeste se manteve em 2020, com 85,6% dos estabelecimentos registrados nessas regiões. O coordenador-geral de Vinhos e Bebidas diz que essa concentração pode ser explicada pela maior atividade econômica nessas duas regiões, além de fatores culturais.

O registro de estabelecimentos no Mapa autoriza as cervejarias a funcionarem. A solicitação de registro de estabelecimento deve ser feita pela internet por meio do Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (Sipeagro).