Mapa e BNDES lançam nova modalidade de crédito privado a produtores rurais

BNDES entra como garantidor da operação, o que gera concorrência no mercado, reduzindo os riscos da operação e, consequentemente, as taxas de juros aos produtores

audio/mpeg CRA Garantido.mp3 — 3232 KB

Duração: 2m41s




Transcrição

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançaram nesta quinta-feira (8), o  Crédito de Recebíveis do Agronegócio (CRA) . 

No CRA Garantido, como está sendo chamada a operação, o BNDES entra como garantidor da operação, o que gera concorrência no mercado, reduzindo os riscos da operação e, consequentemente, as taxas de juros aos produtores. 

A finalidade é aumentar as fontes de crédito para os produtores rurais, inclusive para renegociação de dívidas. O projeto piloto desta nova modalidade está sendo realizado pela Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial, que reúne 7,7 mil produtores cooperados de 32 municípios do norte do Rio Grande do Sul. 

A ministra Tereza Cristina disse na live de lançamento da nova modalidade que o CRA Garantido é uma ferramenta importante e inédita para o agronegócio.

A cerimônia de lançamento aconteceu de forma virtual. O presidente do BNDES, Gustavo Montezano ressaltou que o instrumento também democratiza o crédito rural no Brasil.

O incentivo a mecanismos de financiamento privado, via mercado de capitais, com investimento estrangeiro no agronegócio brasileiro foi intensificado pela Nova Lei do Agro (Lei 13.986/2020), em vigor há pouco mais de um ano.