Observatório da Agropecuária Brasileira reúne banco de dados sobre o setor

São mais de 200 bases mapeadas acerca da safra agrícola, previsão climática, crédito rural, além de informações sobre o setor pesqueiro e imagens georreferenciadas da área rural brasileira

audio/mpeg Observatório do Agro.mp3 — 2886 KB

Duração: 3m




Transcrição

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), disponibilizou ao público nesta terça-feira (25), o portal do Observatório da Agropecuária Brasileira

Um único local reúne dados de mais de 200 bases mapeadas acerca da safra agrícola, da previsão climática, do crédito rural, além de informações sobre o setor pesqueiro, e imagens georreferenciadas da área rural brasileira. 

A ministra Tereza Cristina, idealizadora do projeto do Observatório, destacou a importância da plataforma para atualizar a sociedade sobre as informações do agro.

O objetivo desse serviço é fortalecer e aprimorar a integração, a gestão, o acesso e o monitoramento dos dados e informações de interesse estratégico para o setor agropecuário e para o Brasil. O acesso ao sistema informatizado é aberto ao público, sendo algumas informações disponíveis de acordo com os perfis de acesso.

O secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa, Fernando Camargo, explica que o Observatório disponibiliza soluções inovadoras de tecnologia da informação e comunicação, de modo a subsidiar processos de tomada de decisão do Ministério e dos demais usuários do setor público, privado, terceiro setor e da sociedade.

Os dados reunidos no Portal do Observatório estão disponíveis a partir de dois principais ambientes. Na “Plataforma Estatística”, encontram-se dados numéricos, tabulares e representações gráficas acerca dos diversos temas da agropecuária. Essa plataforma pode ser consultada utilizando filtros por período e estratificação em nível nacional, estadual e municipal, além de dados quantitativos e qualitativos.