Evento debate combate à fome e papel das mulheres na agricultura

Ministra Tereza Cristina participa do Primeiro Fórum de Ministras e Vice-Ministras da Agricultura das Américas

audio/mpeg Pré-Cupula de Sistemas Alimentares.mp3 — 2299 KB

Duração: 2m27s




Transcrição

 

A importância do papel das mulheres no setor agrícola foi debatida nesta segunda-feira (26) durante o Primeiro Fórum de Ministras e Vice-Ministras da Agricultura das Américas. Com o tema “As Mulheres à frente da Transformação dos Sistemas Agroalimentares”, o evento foi promovido pelo Instituto Interamericano para Cooperação para a Agricultura (IICA) paralelamente ao primeiro dia da Pré-Cúpula de Sistemas Alimentares.

O objetivo do fórum é ressaltar o papel das mulheres que, nos níveis mais elevados da função pública, trabalham pelo desenvolvimento sustentável dos sistemas agroalimentares, gerando um espaço de diálogo e intercâmbio de informações. A ministra do Brasil, Tereza Cristina, destacou que a igualdade de gênero deve ser fortalecida como uma das ferramentas para promover a inclusão social e o crescimento econômico.

O diretor-geral do IICA, Manuel Otero, disse que as estatísticas mostram a “invisibilidade” das mulheres, especialmente no setor agrícola. Ele Colocou o IICA à disposição para ajudar a realizar as demandas apresentadas pelas ministras.

Tereza Cristina está em Roma para representar o governo brasileiro na Pré-Cúpula de Sistemas Alimentares, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A ministra continuará em Roma nos próximos dias participando de painéis e reuniões bilaterais para debater o aprimoramento dos sistemas alimentares a nível global.