Na Trilha da História

Programete com temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. Tem periodicidade semanal. Apresentação e edição: Isabela Azevedo
Entenda o contexto das grandes navegações européias

Nesta edição do Na Trilha da História, o historiador Marcos Costa, autor de O Livro Obscuro do Descobrimento do Brasil (Ed.Leya), explica o contexto das grandes navegações que marcaram o fim da Idade Média e início da Idade Moderna. Nos séculos XV e XVI, Portugal e Espanha eram rivais nas descobertas de novas terras e oportunidades de comércio. Uma série de crises econômicas e políticas motivaram as nações europeias a se lançar em longas viagens marítimas para buscar novos negócios. O Oriente era o principal destino, por causa das valiosas especiarias, utilizadas na conservação de alimentos.

Genialidade de Leonardo da Vinci ultrapassou limites e definições

O Na Trilha da História desta semana tem como tema Leonardo da Vinci e o período do Renascimento. A entrevistada é a filósofa Lúcia Helena Galvão, professora e palestrante da escola de filosofia Nova Acrópole. O artista italiano faleceu em 1519 e entrou para a história como o maior gênio renascentista.

12/02 - Historiadores comentam fake news que marcaram época

O Na Trilha da História desta semana reuniu um time historiadores para comentar algumas fake news históricas. Os convidados deste episódio são Antonio Barbosa, professor de História Contemporânea da Universidade de Brasília; Renato Drummond Neto, autor do site e do livro Rainhas Trágicas; e o pesquisador Carlos Daróz, especialista em história militar.

Na Trilha da História homenageia Elis Regina

"Uma mulher que vivia três dias em um". Esta é a definição de Elis Regina na visão do jornalista e escritor Julio Maria. O autor da biografia "Nada será como antes" é o convidado desta edição do Na Trilha da História.

Historiadora Mary del Priore questiona a "loucura" da primeira rainha de Portugal

Esta semana começa a quinta temporada do Na Trilha da História! No primeiro episódio, a jornalista Isabela Azevedo conversa com a historiadora Mary del Priore sobre o livro mais recente dela: D. Maria I: as perdas e as glórias da rainha que entrou para a história como "a louca". A publicação recria a trajetória da rainha Maria I de Portugal - a monarca que passou para a história como "Maria, a louca".

Ana Luiza Martins destaca apogeu e crises do café

Nesta semana, o Na Trilha da História tem como tema o nosso tão conhecido cafezinho, que entrou no país no século XVIII. Desde então, o fruto financiou a cultura, fez a política, levantou a economia e a derrubou também. A historiadora Ana Luiza Martins explica porque o café sempre foi um dos principais personagens da história do Brasil

Marquesa de Santos, a amada amante de D.Pedro I

A vida de Domitila de Castro, mais conhecida como Marquesa de Santos, é o tema desta semana do Na Trilha da História. Ela foi a amante mais famosa de Dom Pedro I. Os convidados deste episódio são o biógrafo Paulo Rezzutti, autor do livro "Domitila - a verdadeira história da Marquesa de Santos" e o músico André Neto, vocalista da banda gaúcha Lítera. O grupo lançou o álbum "Caso Real", inspirado nas cartas de amor trocadas entre a marquesa e o imperador brasileiro.

Conheça a trajetória de Santos Dumont, o pai da aviação

Nesta edição de Na Trilha da História, você vai conhecer fatos interessantes da vida e da obra de um dos mais importantes personagens brasileiros: Santos Dumont - o pai da aviação. A jornalista Isabela Azevedo entrevista o físico Henrique Lins de Barros, doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, e autor de livros e publicações como "Alberto Santos Dumont", "Santos Dumont e a Invenção do Voo" e "Santos Dumont: O Homem Voa!"

Conheça a trajetória do Barão de Mauá, maior empresário do Brasil Império

Com pouco mais de 20 anos, o gaúcho Irineu Evangelista de Sousa tornou-se o homem mais rico do Brasil no século XIX, fazendo fortuna em plena sociedade escravista. Nesta edição do Na Trilha da História, o escritor e jornalista Jorge Caldeira, autor do livro "Mauá - Empresário do Império", conta como o Barão de Mauá se tornou uma das figuras mais emblemáticas do daquele período

Conheça a trajetória da banda que revolucionou o rock brasileiro: Os Mutantes

O Na Trilha da História desta semana narra a trajetória de uma das bandas de rock mais criativas e revolucionárias da música brasileira: Os Mutantes. A convidada deste episódio é a jornalista e escritora Chris Fuscaldo, autora da “Discobiografia Mutante – Álbuns que revolucionaram a música brasileira”, que deu a ela o Prêmio Profissionais da Música 2019, na categoria Livros Musicais

Na Trilha da História: Laurentino Gomes e Renata Jambeiro falam sobre escravidão

Os entrevistados são o jornalista Laurentino Gomes, autor do livro “Escravidão – Do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares”, e a cantora Renata Jambeiro. Laurentino nos lembra que entre os séculos 16 e 19, quase 12 milhões e meio de africanos foram forçados a embarcar em navios na condição de escravos. Muitos, em direção ao Brasil.