Na Trilha da História propõe pensar sobre a vida

Neste segundo episódio com o historiador Daniel Gomes de Carvalho, o ouvinte é novamente convidado a refletir sobre certos aspectos da vida a partir do ensinamento deixado por filósofos de várias épocas.

audio/mpeg (124) PROGRAMETE - NA TRILHA DA HISTORIA - FILOSOFIA E VIDA - 30 DE AGOSTO A 6 DE SETEMBRO.mp3 — 6703 KB




Transcrição

Na Trilha da História desta semana traz a segunda parte da entrevista com o historiador Daniel Gomes de Carvalho, autor do livro “Filosofia para Mortais – Pensar para viver bem”, lançado pela editora HarperCollins Brasil. Neste programa, o pesquisador mostra o que grandes filósofos escreveram sobre a forma como levamos a vida e lidamos com a passagem do tempo. Entre os tópicos abordados, está a ideia de progresso, de que é preciso sempre crescer na vida. Até que ponto isso nos ajuda ou nos atrapalha, segundo a visão de pensadores de várias épocas?

Daniel Gomes de Carvalho é doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB), um dos professores do canal do YouTube Se Liga Nessa História e dos integrantes do podcast História Pirata.

Trilha Sonora

Confira as músicas escolhidas para este episódio: “É preciso saber viver” (composição de Roberto Carlos e Erasmo Carlos / interpretação de Roberto Carlos), “Congênito” (composição e interpretação de Luiz Melodia), “Canto para a minha morte” (composição de Raul Seixas e Paulo Coelho / interpretação de Raul Seixas), “Vida” (composição e interpretação de Chico Buarque), “Oração ao Tempo” (composição e interpretação de Caetano Veloso) e “Trem bala” (composição e interpretação de Ana Vilela).