Conheça a trajetória da banda que revolucionou o rock brasileiro: Os Mutantes

O Na Trilha da História desta semana narra a trajetória de uma das bandas de rock mais criativas e revolucionárias da música brasileira: Os Mutantes. A convidada deste episódio é a jornalista e escritora Chris Fuscaldo, autora da “Discobiografia Mutante – Álbuns que revolucionaram a música brasileira”, que deu a ela o Prêmio Profissionais da Música 2019, na categoria Livros Musicais

audio/mpeg 19-11-19 - NA TRILHA DA HISTÓRIA - MUTANTES.mp3 — 7256 KB

Duração: 3m52s




Transcrição

Olá, eu sou a Isabela Azevedo e está começando mais uma versão reduzida do Na Trilha da História! Hoje, nós vamos conversar sobre os Mutantes. Nossa entrevistada é a jornalista e escritora Chris Fuscaldo, autora da “Discobiografia Mutante”. Ela resume a importância da banda para a música brasileira.

SONORA

Rita Lee e Arnaldo Baptista se conheceram em 1964, quando tinham entre 17 e 18 anos. O encontro aconteceu no Teatro João Caetano, onde se reuniam as bandas de colégio da zona sul de São Paulo. Ela era vocalista do Teenage Singers e ele, baixista da The Wooden Faces. Combinaram trocar dicas de técnica vocal e de baixo. Mas a amizade cresceu e eles formaram uma nova banda, que incluía o guitarrista Sérgio Dias, irmão caçula de Arnaldo.

SONORA

O grupo teve alguns nomes até que o cantor Ronnie Von sugeriu que os jovens se apresentassem no programa de TV dele como “Os Mutantes”. Pouco tempo depois, os garotos conheceram o maestro Rogério Duprat, um compositor e arranjador extremamente criativo e um dos grandes responsáveis pela estética da Tropicália.

SONORA

Duprat apresentou os Mutantes a Gilberto Gil, que procurava uma banda mais moderna para acompanha-lo em algumas canções. Em 1967, Rita Lee e os irmãos Baptista se apresentaram com Gil no festival da TV Record com a música “Domingo no Parque”. A partir daí, a carreira do grupo deslanchou.

SOBE SOM

Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História. O episódio completo tem uma hora e traz, além da entrevista na íntegra com a jornalista Chris Fuscaldo, as principais músicas dos Mutantes. Para ouvir, acesse radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. E se você quiser enviar uma mensagem pra gente, nosso e-mail é culturaearte@ebc.com.br. Até semana que vem, pessoal!