Na Trilha da História: Biógrafo narra a vida de Dom Pedro II

O entrevistado desta edição é o escritor e pesquisador Paulo Rezzutti, autor do livro “Dom Pedro II – A história não contada”, lançado pela editora Leya.

audio/mpeg Na_Trilha_da_Historia_Biografo_narra_a_vida_de_Dom_Pedro_II.mp3 — 4964 KB




Transcrição

*Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. Tem periodicidade semanal. Acesse aqui as edições anteriores.

 

 

Olá, eu sou a Isabela Azevedo e está começando mais uma versão reduzida do Na Trilha da História! Hoje, nós vamos conversar sobre o imperador Dom Pedro II, que ocupou o trono brasileiro entre 1840 e 1889. Nosso convidado é o escritor e pesquisador Paulo Rezzutti, autor do livro “Dom Pedro II – A história não contada”, lançado pela editora Leya. Paulo nos conta que Dom Pedro II nasceu em dois de dezembro de 1825 no Rio de Janeiro. Herdou os cabelos loiros e os olhos azuis da mãe, a austríaca Leopoldina, que morreu quando ele tinha apenas um ano de idade. Aos cinco anos, o menino sofreu outra grande perda: o pai, Dom Pedro I, que abdicou do trono brasileiro e regressou para Portugal.


(Paulo Rezzutti)

 

O pequeno príncipe foi então proclamado o novo imperador do Brasil, mas só assumiria os poderes de monarca quando se tornasse maior de idade. Enquanto isso, o país seria administrado por regentes. Mas Dom Pedro II não esperaria até a idade adulta para assumir o império. Em 1840, o Brasil enfrentava uma séria crise política, em meio a revoltas provinciais, como a Farroupilha, no Rio Grande do Sul, e a Cabanagem, no Pará. Nesse contexto, políticos brasileiros articularam o chamado “golpe da maioridade” e Dom Pedro II assumiu o trono com apenas 14 anos de idade.

 

(Paulo Rezzutti)

 

Ao longo dos seus 49 anos à frente do país, o imperador ficou conhecido como grande incentivador das artes, da ciência e da educação. Ofereceu, inclusive, bolsas de estudo para que artistas e cientistas estudassem no exterior.

 

(Paulo Rezzutti)


Em 1889, militares tiraram Dom Pedro II do poder e expulsaram toda a família real do Brasil. Foi, então, proclamada a república.


(Paulo Rezzutti)


Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História. O episódio completo tem 55 minutos e traz, além da entrevista na íntegra com o pesquisador Paulo Rezzutti, músicas que ajudam a contar a história de Dom Pedro II. Para ouvir, acesse: radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. Aqui na Nacional FM Brasília, o programa é transmitido no sábado, às 11 da manhã, com reprise na quinta, às 10 da noite. E se você quiser enviar uma mensagem pra gente, nosso e-mail é culturaearte@ebc.com.br. Até semana que vem, pessoal!