Conheça a trajetória do violão

Nesta edição do Na Trilha da História, o violonista, mestre em performance musical pela Marshall University e professor na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Alexandre Aguiar Lopes, explica como foi a evolução desse instrumento ao longo dos séculos

audio/mpeg Na_Trilha_da_Historia_Conheca_a_trajetoria_do_violao.mp3 — 4047 KB

Duração: 4m19




Transcrição

Olá, eu sou a Isabela Azevedo e está começando mais uma versão reduzida do Na Trilha da História! Hoje nosso papo vai ser sobre o violão moderno. Quais foram as evoluções desse instrumento, quais os principais compositores? No violonista Alexandre Aguiar Lopes, mestre em performance musical pela Marshall University e professor na Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Alexandre nos explica que nas cidades europeias do século XVI, era comum ouvir o som de guitarras, vihuelas e alaúdes. A partir desses instrumentos de corda, surgiria entre o fim do século 18 e início do século 19 o violão moderno.

(Alexandre Lopes)

Mas a história do violão é muito mais antiga e confunde-se com a história de toda a civilização. Há registros de ancestrais do instrumento no estudo de vários povos. Uma lenda, no entanto, costuma ser repetida para explicar a origem do artefato.

(Alexandre Lopes)

Em terra firme, longe do Olimpo, vários músicos dedicaram suas vidas ao violão, como o espanhol Francisco Tárrega.

(Alexandre Lopes)

Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História. O episódio completo tem 55 minutos e traz a entrevista na íntegra do violonista Alexandre Lopes e as músicas tocadas por ele durante a gravação do programa. Para ouvir, acesse: radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. E se você quiser enviar uma mensagem pra gente, nosso e-mail é culturaearte@ebc.com.br. Até semana que vem, pessoal!

*Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. Tem periodicidade semanal. Acesse aqui as edições anteriores.