Conheça as origens da Segunda Guerra Mundial

Nesta edição, o Na Trilha da História recebe o historiador e professor de História Contemporânea da Universidade de Brasília, Bruno Leal

audio/mpeg Na_Trilha_da_Historia_Conheca_as_origens_da_Segunda_Guerra_Mundial.mp3 — 4161 KB

Duração: 4m26s




Transcrição

Olá! Eu sou a Isabela Azevedo e está começando mais uma versão reduzida do Na Trilha da História! Hoje a gente vai falar sobre as origens da Segunda Guerra Mundial e o período entreguerras. Nosso entrevistado é o historiador Bruno Leal, professor de História Contemporânea da Universidade de Brasília. Ele ensina que nos anos 20 e 30, a humanidade assistiu ao início de várias transformações culturais, políticas e econômicas. Enquanto o jazz dominava os salões, a economia cambaleava e movimentos nazifascistas surgiam. Em 1919, o tratado de Versalhes responsabilizou somente a Alemanha pela Primeira Guerra Mundial.

(Bruno Leal)

Naquela mesma época, nascia o partido nazista alemão, com um programa nacionalista e contrário aos judeus.

(Bruno Leal)

O fascismo também já começava a ganhar adeptos na Itália e, num polo ideológico oposto, a revolução bolchevique dava lugar à um socialismo autoritário na União Soviética.

(Bruno Leal)

Em 1929, a bolsa de Nova York quebrava, dando início à chamada “Grande Depressão”, arrasando ainda mais a economia de países como a Alemanha, que já enfrentava uma crise muito profunda desde a Primeira Guerra. Neste contexto, ganhava poder um austríaco que tinha a ambição de formar um grande império alemão: Adolf Hitler. Um homem que, em setembro de 1939, levou o mundo novamente à guerra.

(Bruno Leal)

Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História. O episódio completo tem 55 minutos e traz, além da entrevista na íntegra com o historiador Bruno Leal, o gypsy jazz do cigano Django Reinhadt, perseguido durante a ocupação alemã em Paris. Para ouvir, acesse: radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. E se quiser enviar uma mensagem pra gente, nosso e-mail é culturaearte@ebc.com.br. Até semana que vem, pessoal!

 

*Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. Tem periodicidade semanal.