Na Trilha da História: Laurentino Gomes e Renata Jambeiro falam sobre escravidão

Os entrevistados são o jornalista Laurentino Gomes, autor do livro “Escravidão – Do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares”, e a cantora Renata Jambeiro. Laurentino nos lembra que entre os séculos 16 e 19, quase 12 milhões e meio de africanos foram forçados a embarcar em navios na condição de escravos. Muitos, em direção ao Brasil.

audio/mpeg Na_Trilha_da_Historia_Laurentino_Gomes_e_Renata_Jambeiro_falam_sobre_escravidao.mp3 — 4156 KB

Duração: 4m26s




Transcrição

Olá, eu sou a Isabela Azevedo e começa agora mais uma versão reduzida do Na Trilha da História! Hoje, nós vamos falar sobre escravidão. Nossos entrevistados são o jornalista Laurentino Gomes, autor do livro “Escravidão – Do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares”, e com a cantora Renata Jambeiro. Laurentino nos lembra que entre os séculos 16 e 19, quase 12 milhões e meio de africanos foram forçados a embarcar em navios na condição de escravos. Muitos, em direção ao Brasil.

(Laurentino Gomes)

A cantora Renata Jambeiro explica como a arte pode ajudar a combater aquela que é uma das heranças mais profundas, tristes e perversas da escravidão: o racismo.

(Renata Jambeiro)

Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História. O episódio completo tem uma hora e traz, além das entrevistas completas, músicas interpretadas pela Renata Jambeiro! Para ouvir, acesse: radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. Aqui na Nacional FM Brasília, o programa é transmitido no sábado, às 11 da manhã, com reprise na quinta, às 10 da noite. E se você quiser enviar uma mensagem pra gente, nosso e-mail é culturaearte@ebc.com.br. Até semana que vem, pessoal!