Saiba quando tirar a Carteira Internacional de Vacinação

Quem vai viajar para o exterior precisa se prevenir para não transmitir e nem pegar doenças em outros países. Por isso é fundamental botar em dia o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, mais conhecido Carteirinha Internacional de Vacinação.

audio/mpeg 10-02-20 - PVC - CARTEIRINHA INTERNACIONAL DE VACINAÇAO.mp3 — 1983 KB

Duração: 2m06s




Transcrição

Quem vai viajar para o exterior precisa se prevenir para não transmitir e nem pegar doenças em outros países.

Por isso é fundamental botar em dia o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, mais conhecido Carteirinha Internacional de Vacinação.

Esse documento comprova que o viajante está protegido, e pode entrar e sair do país sem por em risco a própria saúde e a de outras pessoas.

Atualmente, de acordo com o Regulamento Sanitário Internacional, alguns países podem cobrar a vacinação contra a febre amarela. Sem o comprovante, o turista pode ser barrado pelas autoridades estrangeiras.

Antes de viajar, você pode conferir no site da Anvisa se o documento é obrigatório no país para onde você vai viajar. Se o voo fizer escala ou conexão em algum país que exige a vacinação contra a febre amarela, a carteirinha também é obrigatória.

A vacina está disponível de graça nas unidades básicas de saúde, e deve ser tomada pelo menos dez dias antes da viagem.

No endereço portal.anvisa.gov.br, você encontra a lista dos países que exigem a vacinação contra a febre amarela, e também os prazos para solicitar a carteirinha internacional de vacinação.

Quem está de mudança para o exterior, também pode conferir no site da Anvisa se outras vacinas são exigidas no país de destino.