Saiba como receber mensagens de SMS sobre desastres naturais

Moradores de qualquer local do país podem se cadastrar no Sistema Nacional de Alerta de Desastres Naturais pelo celular. Saiba como nesta edição do Pra Você, Cidadão.

audio/mpeg 28-10-16 - PVC - ALERTA SMS - FINALIZADO.mp3 — 1893 KB

Duração: 2m01s




Transcrição

Moradores de qualquer local do país podem se cadastrar no Sistema Nacional de Alerta de Desastres Naturais pelo celular.

O serviço é uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional, a Anatel, a Defesa Civil Nacional e da Defesa Civil de estados e municípios.

Toda vez que um temporal, uma enchente, um deslizamento de terra e outros eventos que podem causar um desastre natural estão prestes a acontecer, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres manda uma mensagem de SMS para os números cadastrados.

Para se cadastrar, basta enviar um SMS com o CEP de interesse para o número 40199. Em seguida, você vai receber a seguinte mensagem: “Cadastro realizado com sucesso. O celular está apto a receber alertas e recomendações de defesa civil. “

Você pode cadastrar mais de um CEP em cada Celular. Se quiser saber os locais que estão cadastrados no aparelho, basta enviar a palavra CONSULTAR para 40199. E se quiser parar de receber as mensagens, envie a palavra SAIR e o CEP para o mesmo número.

O serviço é totalmente gratuito. Você não paga nem pelo envio do SMS nem pelo recebimento dos alertas.