Banco Central lança o programa Otimiza BC para redução de custos regulatórios

O Banco Central lançou na última terça-feira, 19 de fevereiro, o programa Otimiza BC. Com ele será criado um fórum permanente de avaliação de medidas para reduzir o custo que as instituições financeiras tem para cumprir as normas do Banco Central, sobretudo, de custos referentes a produção, armazenamento e envio de informações. O Otimiza BC também estabelece um novo modelo de governança da informação, conforme explica o secretário executivo do BC. Durante o lançamento do programa, foram anunciadas as primeiras medidas de redução desses custos, como a redução de 40% de códigos de classificação das operações de câmbio de modo a adequar essas estatísticas aos padrões internacionais. Também foram anunciadas redução das tarifas do Sistema de Transferência de Reservas(STR), modernização do Sistema de Transferências Internacionais em Reais (TIR), com movimentações passando a ser registradas mensalmente e de forma consolidada; extinção do Manual de Normas e Instruções (MNI), passando a ser utilizado o Sistema Normativo; além de nova regulamentação sobre comunicação eletrônica de dados no âmbito do Sistema Financeiro Nacional, garantindo maior agilidade, eficiência e menor custo para o sistema bancário. O Otimiza BC cria um canal permanente de diálogo interno e externo para discussão de medidas com potencial de diminuir o custo regulatório, bem como o Comitê de Governança da Informação, que funcionará como órgão centralizador da comunicação.

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